Dia 30 de Setembro marca o Dia Nacional do Cancro do Intestino. Infelizmente todos os anos, com mais de 1,4 milhões de novos casos, este tipo de cancro é a terceira maior causa de morte por cancro em todo o mundo. Em Portugal de acordo com a Direção Geral da Saúde existem cerca de 80 mil casos ativos no total, tendo 24 novos casos diariamente.
A doença surge devido à multiplicação desorganizada das células formando uma saliência no tecido intestinal a que se dá o nome de pólipo, que se não for tratado pode originar cancro, afetando também outros órgãos do sistema digestivo, como: as neoplasias malignas do cólon e reto, estômago, pâncreas, fígado e esófago. As pessoas portadoras desta doença têm sintomas específicos, como:
- Dor e desconforto abdominal;
- Emagrecimento súbito;
- Obstipação;
- Cansaço.
Infelizmente, na maioria dos casos esta doença é silenciosa, provocando sintomas apenas em fases avançadas. Por este motivo, o rastreio e um diagnóstico precoce são essenciais para um tratamento adequado atempadamente para uma maior percentagem de cura e aumento da taxa de sobrevivência.