A 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro, tendo esta data o objetivo de unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública! Consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro. O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é mesmo desde 1983.
Anualmente morrem cerca de 10 milhões de pessoas por ano, e todos os anos a incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo. Os especialistas estimam que até 2030 as mortes por cancro possam atingir as 13 milhões de pessoas. No entanto, mais de um terço dos casos podem ser evitados, outro terço, podem ser curados se forem detetados em uma fase precoce e tratados adequadamente.
Se forem implementadas estratégias apropriadas, recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, pode-se salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos. Mas, apesar destes avanços, há muitas barreiras e dificuldades, como: dificuldades económicas, de educação, geográficas ou até de estatuto social.