A 01 de agosto assinala-se o Dia Mundial do Cancro do Pulmão, tendo esta data o objetivo de consciencializar sobre a compreensão esta doença devastadora e promover a prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.
O Cancro do Pulmão é uma das formas mais comuns de cancro em todo o mundo, e a sua incidência continua a aumentar, afetando milhões de pessoas. É uma doença agressiva, muitas vezes assintomática nos seus estágios iniciais, tornando a deteção precoce um desafio.
A consciencialização sobre os sintomas desta doença, são essenciais para incentivar as pessoas a procurarem cuidados médicos se surgirem quaisquer preocupações respiratórias persistentes, como tosse crónica, falta de ar, dor no peito e rouquidão.
No entanto, esta doença não termina na prevenção e na deteção precoce. É igualmente importante investir em pesquisas e avanços médicos para um melhor diagnóstico e tratamento, para os pacientes.
Neste dia, é uma oportunidade para relembrar todos os principais fatores de risco associados a esta doença, como principal fator o
tabagismo. É fundamental educar as pessoas sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável, evitar o tabagismo e proteger-se de ambientes poluídos.