A 20 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Osteoporose, este dia é dedicado à sensibilização global da prevenção e tratamento da doença. Esta dia internacional é organizado desde 1997 pela International Osteoporosis Foundation (IOF), com o objetivo de consciencializar a população mundial para a importância da prevenção da doença, que atualmente em Portugal atinge mais de 500 mil portugueses.
A Osteoporose é uma doença que ataca o esqueleto, caracterizado pela diminuição da resistência óssea, tornando os ossos mais vulneráveis a fraturas. A sua origem está no desequilíbrio entre as células responsáveis pela produção da substância óssea, o que prejudica o ciclo normal da renovação do osso.
A Osteoporose é descoberta através de exames como as radiografias, análises sanguíneas ou a densitometria óssea (DEXA), sendo este último exame fundamental na avaliação da doença, permitindo medir a densidade óssea.
Sendo uma doença silenciosa, que ataca com mais frequências pessoas do sexo feminino, com idade superior aos 50 anos, os principais sinais da osteoporose são as fraturas, que podem resultar em um traumatismo mínimo, podendo essas fraturas ocorrerem em qualquer osso do corpo, sendo as mais frequentes na anca, antebraço, punho e vértebras.
Geralmente a Osteoporose pode ser prevenida e tratada, se tomar atenção a certos fatores de risco, praticando exercícios de suporte de peso, uma adequada ingestão de cálcio e de vitamina D, entre outros.